sábado, 29 de maio de 2010

SEMPRE NATUREZA..............


CHEGUEI a conclusão que meu aprender vai ser continuo,pois a NATUREZAestá sempre nos apresentando um mundo de maravilhas e cabe ao SER HUMANO saber fazer bom proveito de tudo que esta força misteriosa esconde a sua volta, e que de vez em qando surge como num toque de mágica, ajudando a medicina no alivio de muitos males! REAFIRMO SEMPRE: AMO A NATUREZA E TUDO QUE INTERAGE À SUA VOLTA.............ATÉ MAIS!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

VALORIZANDO A BERINGELA

Controle do colesterol com a beringela


Médicos da Unicamp têm experimentado, com sucesso, o uso da beringela, junto com suco de laranja, em jejum, no controle do colesterol. Fitoterapeutas aconselham deixar a beringela de molho, na geladeira, e ir bebendo a água durante o dia.



Já o professor Sylvio Panizza (falecido) recomenda beringela verde e com casca, que melhora o metabolismo do triglicerides, usando-a de duas maneiras: duas fatias cortadas da beringela são fervidas, com uma xícara de água, durante 15 minutos e, quando mornas, coadas, e seu suco bebido três vezes ao dia, antes das principais refeições; ou então pode-se picar duas colheres de sopa da casca em uma xícara de água fervente, deixando bem tampado até amornar e tomando três vezes ao dia, depois de coado (a primeira xícara em jejum). É bom beber sempre aos goles, para ativar as glândulas, o que vai ajudar no funcionamento do fígado e do intestino; esse procedimento é importante, visto que o colesterol só é eliminado pelo intestino.



Creme medicinal de beringela

Devido a substâncias chamadas glicoalcalóides, transforma-se a beringela em creme medicinal, que tem sido usado para tratamento do câncer de pele e de carcinoma celular basal, segundo pesquisadores australianos.



beringela é antibacteriana e diurética

A beringela combate os efeitos prejudiciais dos alimentos gordurosos no sangue, com suas propriedades antibacterianas e diuréticas.

MARAVILHAS DO CRAVO

A flor do craveiro é usada como tempero desde a antiguidade: era uma das mercadorias, entre as especiarias da China, que motivaram inúmeras viagens de navegadores europeus para o continente asiático. Na China, os cravos eram usados não só como condimento, mas também como antisséptico bucal: qualquer um com audiência com o imperador precisava mascar cravos para prevenir o mau hálito. Viajantes arábicos já vendiam cravos na Europa ainda no império romano.

CRAVEIRO

O craveiro-da-índia ou cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é uma árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia. Atualmente é cultivado em outras regiões do mundo, como as ilhas de Madagascar e de Granada.




O botão de sua flor, seco, é utilizado como especiaria desde a antiguidade, empregado na culinária e na fabricação de medicamentos.



O seu óleo tem propriedades anticépticas, sendo bastante utilizado em odontologia.



Uma das especiarias mais valorizadas, no mercado do início do século XVI um quilo de cravo equivalia a sete gramas de ouro.

CRAVO DA INDIA

O conteúdo total de óleo em cravos (de boa qualidade) chega a 15%. O óleo é constituído, basicamente, por eugenol (70 a 80%), acetato de eugenol (15%) e beta-cariofileno (5 a 12%).


Este óleo é usado como matéria-prima na indústria farmacêutica, cosmética e odontológica.

O cravo tem sido utilizado, há mais de 2000 anos, como uma planta medicinal. Os chineses acreditavam em seu poder afrodisíaco. O óleo de cravo é um potente antisséptico. Seus efeitos medicinais compreendem o tratamento de náuseas, flatulências, indigestão, diarréia, tem propriedades bactericidas, e é também usado com anestésico e antisséptico para o alívio de dores de dente. O Professor Gary Elmer, Ph. D. do departamento de Medicinal Chemistry da University of Washington School of Pharmacy, em Seattle, salienta que "o eugenol realmente mata viroses e bactérias".

NOGUEIRA

Muito cultivada pelos imigrantes italianos no RIO GRANDE DO SUL, a nogueira tem ampla aplicação medicinal. Usam-se as folhas, casca verde da noz e o fruto. O chá das folhas reforça os musculos e os ossos;é febrifugo, vermifugo, provoca menstruação, é depurativo, usado para diabete, pressão alta, é sedativo dos nervos,aconselhado para inflamações glandulares, na ictericia e cirrose. O chá da casca da noz verde combate vermes e usado no cabelo o escurece. O fruto consumido ao natural é benefico para o estomago e intestino, para o crescimento e para o cerebro. É afrodisiaco. O decoto das folhas serve tambem para lavar inflamações diversas e doenças da pele.

JABORANDI

O jaborandi é um dos melhores sudoríferos conhecidos, a transpiração é abundante como a salivação também. É um bom remédio contra gripe, laringite, bronquite, edema pulmonar, caxumba. Externamente é um tônico dos cabelos, usa-se uma tintura alcoólica. Com a decocção da planta toda banham-se as pernas paralisadas, é um bom estimulante circulatório.




CARQUEJA

Figado,febrifuga,anemia,fraqueza intestinal,perda de sangue; 10g. carqueja,10g. fedegoso,4 folhas de laranja e 10g. sal e coar, É um remedio contra tosse. É util na diabete. Se usa tambem externamente para banhar feridas,varizes,ulceraço~es.

terça-feira, 25 de maio de 2010

RECOMEÇAR





Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado. Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia. Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos. Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora. Pois é, agora é hora de reiniciar, de pensar na vida, de encontrar prazer nas coisas simples de novo.



Que tal um corte de cabelo arrojado e diferente?

Um novo curso, ou aquele velho desejo de aprender?

Pintar… desenhar… dominar o computador ou qualquer outra coisa…

Olha quanto desafio… Quanta coisa nova nesse mundão te esperando. Tá se sentindo sozinho? Besteira… tem tanta gente que você afastou com o seu “período de isolamento”… tem muita gente esperando apenas um sorriso teu para “chegar” perto de você.



Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos.

SLIDES

segunda-feira, 24 de maio de 2010

SAUDE NA NATUREZA


A vida das pessoas que se interessam pela natureza é muito mais rica. A ida de casa para a escola pode se tornar muito mais interessante se uma criança começar a observar as árvores, como elas mudam de acordo com as estações do ano, ficando floridas ou perdendo as suas folhas.




A pessoa que é integrada com a natureza normalmente é mais tranqüila, pois quando ela observa um por de sol ou a beleza de uma flor, automaticamente se despe dos seus problemas e das influências negativas da cidade, o barulho, a correria do dia a dia etc...



Esses momentos são revitalizadores e quanto mais fizermos isso melhor será a nossa vida. Uma pessoa que sabe observar e respeitar o mundo que a cerca também é levada a olhar para dentro de si, e quanto mais nos conhecemos mais nos aperfeiçoamos, tornando melhor a nossa vida e os nossos relacionamentos pessoais.



A vida é extremamente sábia, nos deu audição, visão, tato, olfato, paladar, tudo o que é preciso para que pudéssemos nos integrar com o meio ambiente. Esta integração significa saúde, física e mental. Por isso, não podemos retirar isso das crianças, impedi-las de interagir com a natureza, de se sentir em equilíbrio com a vida, de se tornarem adultos mais saudáveis.



É essa integração, que começa no simples ato de observar, respeitar e amar, que depende a preservação da vida no Planeta Terra.