CUIDANDO DA DEPRESSÃO

Inalador de alfazema
Para aliviar o stress e a ansiedade, coloque uma gota de óleo essencial de alfazema num lenço de mão ou pano e Inspire quantas vezes desejar.

Desenvolva a resistência ao stress com ginseng
O ginseng-siberiano é excelente para fortalecer as glândulas supra-renais e auxiliar o corpo a adaptar-se mais facilmente ao stress físico e emocional. Compre um extracto que tenha sido padronizado para eleuterósldo (considerado o principal componente activo do ginseng), e tome cerca de 250 mg duas vezes por dia. E seguro tomar até seis semanas. Atenção: Se tem tensão alta, consulte o seu médico antes de tomar ginseng.

Chá de valeriana sedativo
A valeriana é um poderoso e seguro sedativo e é útil em casos de stress e ansiedade extremos.
250 ml de água a ferver
I c. chá de raiz de valeriana seca
Para preparar o chá de valeriana, verta a água a ferver sobre a raiz seca e tape para evitar que os óleos essenciais terapêuticos se evaporem. Deixe em infusão durante dez minutos e coe. Beba até três chávenas por dia. Dado o sabor forte, poderá preferir tomar cápsulas ou extracto.Tome uma ou duas cápsulas de 300-500 mg por dia, ou meia ou uma colher de chá de extracto até três vezes por dia. Atenção: A valeriana pode provocar dor de cabeça e espasmos musculares. Não exceda a quantidade recomendada nem tome por períodos prolongados.

Banho para aliviar o stress
Os óleos essenciais de alfazema, sândalo e ylang-ylang produzem um banho calmante. Os sais de Epsom são ricos em magnésio, ajudando a aliviar a tensão física e emocional.
250 g de sais de Epsom 5 gotas de óleo essencial de alfazema 5 gotas de óleo essencial de sândalo 2 gotas de óleo essencial de ylang-ylang
Junte os sais de Epsom enquanto enche a banheira com água morna. Adicione os óleos essenciais misturando-os na água imediatamente antes de entrar na banheira. Relaxe profundamente durante pelo menos 20 minutos e torne a experiência ainda mais luxuriante com luz de velas, uma almofada de banho e um roupão quente para se embrulhar depois.

Respire para relaxar
Abrandar conscientemente a respiração até atingir um ritmo padrão envia ao seu corpo e à sua mente a mensagem para relaxar. Sente-se ou deite-se numa posição confortável. Inspire profundamente. Expire através da boca entreaberta. Feche a boca e inspire lentamente através do nariz contando mentalmente até cinco. Expire então completamente através da boca contando até dez. Demore o tempo que precisar até que a expiração demore o dobro do tempo da inspiração. Repita o ciclo durante cinco respirações completas. Pratique este exercício pelo menos duas vezes por dia e sempre que sinta tensão ou ansiedade.