domingo, 14 de novembro de 2010

A lição da Borboleta

A borboleta, de acordo com o Xamanismo, representa a arte da transformação. Desde o seu nascimento até a sua morte ela passa por vários ciclos de aprendizados e mudanças. Podemos fazer uma analogia da vida da borboleta com a história de nossas vidas. Por quantas transformações passamos ao longo de nossa caminhada. Se desejarmos sermos pessoas melhores precisamos trilhar o caminho do crescimento e autoconhecimento e este trajeto nem sempre é fácil, muitas vezes encontramos pedras e obstáculos e temos que aprender a superá-los.


Na história da borboleta tudo inicia pelo ciclo dos ovos, que simboliza o início de todas as coisas. Superado este aprendizado o ovo se transforma em lavra, que representa o estágio no qual as ideias nascem, mas que ainda não se materializaram.

O estágio do casulo representa o início de ir para dentro. Quantas vezes precisamos nos recolher com o objetivo de refletir sobre algo, desenvolver algum projeto, ideia ou aprimorar algo de nossa personalidade.

Todo este ciclo inicial dura vários dias, é um período muitas vezes duro, pois a beleza e graciosidade da borboleta ainda não se materializaram. Aquela lavra ainda é vista como algo feio e sem graça.

Superado todo este árduo estágio a borboleta está pronta para colocar sua cara ao mundo, seu estágio final de transformação é o abandono da crisálida. É a etapa de seu nascimento, na qual ela está pronta para compartilhar as cores e a alegria da vida com as outras pessoas.

A Borboleta nos ensina a não temer as mudanças e transformações, pois por mais quente e aconchegante que possa estar a larva, é a borboleta que vive bela e plenamente, após ter resistido ao medo e a escuridão do desconhecido para alcançar a luz além do casulo.

Conforme a lição da borboleta, sempre estamos em um ciclo de transformação, conhecimento e aprendizado, e em todo este processo temos que cuidar com muito carinho do jardim de nossas vidas, temos que buscar sermos pessoas melhores e termos atitudes e pensamentos positivos, assim, como dizia Mario Quintana as borboletas virão até nós e trarão toda a sua alegria, beleza e encantamento para o nosso ser.