sexta-feira, 2 de julho de 2010

FIGUEIRA ( FIGO )

É bom alimento para os nervos. O seu cozimento serve para fazer gargarejos, cura gengivas e diabete, bom para eliminar cálculos dos rins e fígado. O chá das folhas é bom contra tosse, tira verrugas e calos com seu leite e tomando, combate vermes. É indicado tomar 5 a 6 gotas de leite para curar ulceras internas e externas. As folhas e raizes cozidas ou pisadas curam feridas de dificil cicatrização. Dez ou vinte gotas do leite em jejum para combater vermes intestinais e uma gotinha no dente para dor. Bom tambem para bronquite e angina do peito. Diz-se que dois figos pulverizados com pimenta expelem calculos urinarios.


BOTÃO DE OURO( picão branco ou amarelo)

Usa-se o chá da raiz e das folhas para figado,ictericia,disturbios digestivos,desinterias,pedras na vesicula e nos rins, bexiga,bronquite,asma. Usado para curar feridas persistentes, inflamações das amigdalas e garganta,ulceras externas e internas. Excelente para controlar diabete. As folhas podem ser consumidas como salada. Tonico dos nervos. Combinado com coifa e pimentão para o coração. Chá aspirado pelo nariz para disturbios nasais. Combinado com coifa e lúpulo para os nervos espinhais (meningite ), tumores internos. O botão de ouro tem gosto amargo e portanto deve ser macerado com quantidade igual de uma outra erva, como a hortelã, melissa, anis, etc( mais suaves).


segunda-feira, 28 de junho de 2010

ABACATEIRO

Combate diarreias, gases, febres,reumatismo e doenças das vias urinárias, diurético, rins, cálculos renais. É preferivel usar as folhas secas, porque as verdes causam aumento das palpitaçõescardiacas. O fruto é antianemico e afrodisiaco. Para embelezar a pele, misturar a polpacom mel e massagear duas vezes por semana. Ralar o caroço e deixar no alcool usando o liquido para banhos em dores reumáticas.