domingo, 25 de julho de 2010

Utilidades Medicinais do Abacate

Usado nas doenças do fígado, rins e bexiga. Diurético, antiinflamatório, laxante e digestivo. Cistites, uretrites, edemas renais, etc.


Altamente nutritivo, usado em medicina como diurético. Nome científico: persea gratíssima. Rico em vitamina A. Substituto da carne. Suavemente laxativo.

seu caroço ralado, colocado no álcool serve para fricções contra reumatismo;

-O chá de suas folhas é diurético, além de combater diarréias, disenterias e doenças das vias respiratórias.

-O fruto tem efeitos benéficos no couro cabeludo e pele.

Diurético, estômago,artritismo,calmante de dores, cálculos renais e biliares, rins e bexiga.

Facilita a digestão e o seu consumo constante e prolongado combate o reumatismo e o ácido úrico. A mono dieta do abacate por 2 a 3 dias é útil no combate aos cálculos da vesícula biliar e às úlceras gastroduodenais.

Utilidades Medicinais



Afta -Mastigar folhas tenras de abacateiro. Bem lavadas.



Amigdalite – Gargarejo com o chá das folhas do abacateiro.Combinar com chá de tanchagem para maximizar o efeito.



Bronquite – Chá morno das folhas do abacateiro.O efeito é melhor quando se torna esse chá às colheradas misturado com própolis e chá de guaco.Duas a quatro xícaras por dia.



Cansaço – Afirma-se que a folha do abacateiro contém propriedades revitalizantes.Usar esporadicamente o chá juntamente com limão e mel.



Diarréia – Caroço tostado e moído bem fino. Dissolver duas colherinhas deste pó em uma xícara de água morna. O efeito é mais potente se, em lugar de água,for utilizado o decocto dos brotos da goiabeira.



Digestão, distúrbios da – Recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia atônica.



Dor-de -cabeça – Compressas mornas com o chá das folhas à cabeça.Convém também tomar este chá.



Tosse – Chá das folhas do abacateiro, morno, com mel, tomado aos goles.



Verminoses – Lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado;acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.





Piolhos- Ferver vários caroços de abacate e um raminho de arruda em um litro de água. Aplicar como loção no couro cabeludo depois de lavar a cabeça.



Emprego — Prisão de ventre, flatulências, perturbações digestivas, gota, reumatismo, afecções dos rins, da pele, do fígado, etc., eis alguns problemas que podem ser resolvidos mediante a ação das propriedades medicinais desse fruto.



As cascas são vermífugas, sendo também adequadas para o tratamento de hemorragias, disenterias e bouba. O chá das folhas, por sua vez, é excelente diurético, sendo também eficaz nos seguintes casos: nevralgias, dores de cabeça, catarros, bronquite, diarréia, afecções da garganta, cansaço, dispepsia atônica, rouquidão, tosse, disenteria, etc.



Considerado uma rica fonte de folato, vitamina A e potássio, tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2g para cada porção de 110g. Possui, ainda, ferro, magnésio e vitamina C, E e B6. Seu único inconveniente é o alto teor calórico – 110g contém cerca de 200 calorias.



Pelo seu conteúdo em clorofila, ajuda a restaurar os glóbulos vermelhos do sangue, a sua polpa é uma fonte rica em proteínas e minerais. Nos países da América do Sul é conhecido pelas suas propriedades afrodisíacas e diz-se que consumindo uma a três vezes por semana, meio abacate, misturado com uma colher de sopa de mel e uma colher de gérmen de alfafa. Reduz os níveis de colesterol. No México utiliza-se o caroço e a pele para tratar a impotência e revitalizar o desejo sexual.

É usado contra o reumatismo, promove a eliminação dos gases, digestivo, laxativo.

Nutritivo e altamente energético o abacate é o alimento dos tempos de recessão. Dentro dessa ótica, no Maranhão, já foi incorporado como complemento alimentar da população mais carente, sendo misturado com a farinha de mandioca ou de milho. Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, se aproveita quase tudo. Das folhas do abacateiro se faz um chá que tem fama de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a desintería. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, xampus, emulsão protetora hidratante, creme de limpeza, máscara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. É conhecido, também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um ótimo estimulante sexual, assim como seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um bom remédio.





O chá das folhas é usado como diurético. A semente, em cataplasma, é antiinflamatória. Há quem use as folhas também em compressas quentes, para aliviar dor de cabeça.

Árvore mediana de copa bastante densa; folhas simples; inflorescência em panículas; fruto piriforme, é comum nas Américas Central e do Sul.

Princípio Ativo : Carboidratos, proteínas, gordura, taninos, perseito, metilchavicol, metil-eugenol, dopamina, esparagina, ácidos málico e acético.

Partes Usadas : Frutos, folhas, casca de árvore e sementes.

Uso Popular : O fruto é delicioso, nutritivo, carminativo, contra o ácido úrico. O chá em DN(descanso noturno) das folhas, casca da árvore e sementes raladas é diurético, anti-reumático, contra anemia e diarréias

Nenhum comentário: